Teoria das molduras relacionais (RFT) aplicada à clínica
Capacitar alunos a compreender melhor como os conhecimentos oriundos da RFT podem beneficiar e amplificar o impacto do trabalho terapêutico com orientação comportamental-contextual.
Estrutura do curso
O curso é dividido em 2 módulos (básico e avançado).
O módulo básico é pré-requisito para cursar o módulo avançado.
É possível fazer a inscrição no módulo básico ou fazer a inscrição na formação completa de uma só vez.
Módulo Básico : 55 horas
Módulo Avançado: 65 horas
Plataforma própria moderna para disponibilizar e gerenciar todas as atividades do seu curso. Aulas práticas e interativas, via Zoom.
Título de Especialista pela Faculdade de Governança, Engenharia e Educação de São Paulo (FGE).
- Descrever o que é a Teoria das Molduras Relacionais (RFT).
- Compreender as bases filosóficas do Contextualismo Funcional (CBS) e sua importância para o trabalho clínico dentro das Terapias Contextuais.
- Potencializar e elaborar intervenções clínicas a partir de princípios da RFT.
- Analisar funcionalmente o comportamento verbal/simbólico que é clinicamente relevante.
- Desenvolver o repertório analítico envolvido na análise funcional a partir da RFT
Peer-Reviewed ACT Trainer pela ACBS e Mestre em Análise do Comportamento Aplicada (Centro Paradigma)
Psicólogo (Mackenzie), Especialista em Clínica Analítico-Comportamental (Centro Paradigma) e Mestre em Análise do Comportamento Aplicada (Centro Paradigma). É Peer-Reviewed ACT Trainer pela ACBS. Ministra treinamentos e aulas didáticas nas temáticas de ACT e sua relação com RFT no Brasil e internacionalmente. É psicólogo clínico trabalhando com ACT e possui treinamentos em FAP, CFT, RFT Clínica e PBBT.
Nossos professores são profissionais de referência internacional.
Mestre em psicologia social pela ufba e especialista em terapias contextuais pelo micpsy (madri/espanha))
Graduada em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa, mestre em Psicologia Social pela UFBA e especialista em Terapias Contextuais pelo MICPSY (Madri/Espanha). Professora de matérias de extensão em Terapia de Aceitação e Compromisso e Teoria das Molduras Relacionais. Membro do grupo de pesquisa em Análise do Comportamento, Subjetividade e Cultura (ACSC - UFBA). Atua como psicóloga e supervisora clínica, atendendo adolescentes e adultos.
Doutor pela USP
Psicólogo (USP) e Doutor em Psicologia Clínica (USP). Terapeuta comportamental e supervisor clínico em consultório particular. Colaborador de pesquisa no Laboratório de Terapia Comportamental (LTC - USP), onde desenvolve pesquisas sobre o processo de mudança clínica na ACT e na FAP. Docente em cursos de formação e especialização em terapias comportamentais contextuais. Coordenador do Boletim Contexto.
Doutor pela Universidade de São Paulo
Formado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre e Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP), com período de estágio sanduíche na University of North Texas (CAPES/Fulbright). Atualmente, é professor e pesquisador do Paradigma - Centro de Ciências do Comportamento (São Paulo). Tem experiência em Análise Experimental do Comportamento e Análise Aplicada do Comportamento (Terapia Comportamental), atuando principalmente nos seguintes temas: equivalência de estímulos, transferência de função e teoria das molduras relacionais (Relational Frame Theory, RFT). É editor-chefe do periódico Perspectivas em Análise do Comportamento e tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais de psicologia e análise do comportamento. É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE).
Mestre pela PUC-SP
Graduação em Psicologia - PUC-SP. Especialista em Clínica Analítico Comportamental – Paradigma. Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento – PUC-SP com período sanduíche na Ghent University sob orientação do Prof. Dermot Barnes-Holmes. Doutorando em Psicologia Clínica - USP. Professor, supervisor e orientador no Paradigma - Centro de Ciência e Tecnologia do Comportamento. Psicólogo clínico e professor no Instituto de Psicologia Baseada em Evidências (InPBE).
Doutora em psicologia do comportamento e da cognição
Psicóloga Analista do Comportamento, Especialista em ABA e ACT, Doutora em Psicologia do Comportamento e da Cognição, Board Certified Behavior Analyst e Qualyfied Behavior Analyst. Atua como Diretora da Realize Consultoria, Supervisão e Treinamento em ABA oferecendo soluções em Análise do Comportamento Aplicada para pessoas autistas, suas famílias e cuidadoras e para profissionais e prestadoras de serviço para esse público. É divulgadora científica do Science Blogs Brasil, participante do time de ciências do podcast Nerdcast, produtora de conteúdo e apresentadora no canal Nerdologia e co-apresentadora do podcast Cafezinho & Comportamento.
Doutora pela Universidade Estadual Paulista
Graduada em Psicologia pela UNESP, mestre em Psicologia Experimental pela USP e doutora em Pediatria pela UNESP. Ex-presidente e fundadora do capítulo brasileiro da ACBS. Ex-membro do conselho consultivo da ABPMC. Peer-Reviewed ACT Trainer. Membro do comitê de Peer Review da ACBS Internacional.
Mestrado em psicologia experimental pela PUC-SP
Psicólogo (Faculdade Ruy Barbosa – FRB/Ba), mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento (PUC-SP), especialista em Psicologia Clínica (CRP/SP) e em Terapia Analítico Comportamental de Adultos (Centro Paradigma – SP). Atua como clínico, supervisor, docente e palestrante. Está vinculado ao Programa de Medicina do Estilo de Vida (PROMEV) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq – HCFMUSP). Pesquisador da área de terapias comportamentais contextuais e intervenções de estilo de vida. Dentre outras obras, é autor do livro Terapia de Aceitação e Compromisso: Mais uma possibilidade para a clínica comportamental (ESETec, 2012)
Doutorado em psicologia: análise experimental e Comportamental aplicada
Doutorado em Psicologia : Análise Experimental e Comportamental Aplicada (Universidade de Almeria, Espanha). Mestrado em Investigação da Ciência do Comportamento pela Universidade de Almería, Espanha (UAL). Mestrado em Terapias Contextuais - Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Analítico Funciona (FAP) e Mindfulness pelo Madrid Institute of Contextual Psychology, Espanha (MicPsy). Especialização em Terapias Comportamentais Contextuais pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI). "Professor na Universidade Paris-Nanterre (França). Psicologo clinico e supervisor"
Doutoranda em Ciências Comportamentais Contextuais na University College Dublin
Doutoranda e membro do laboratório de Ciências Comportamentais Contextuais da University College Dublin (UCD-CBS Lab). Qualificada em Psicoterapia Analítico Comportamental pelo Paradigma – Centro em Ciências e Tecnologia do comportamento e formada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Seu projeto de doutorado trata-se de uma pesquisa aplicada, a qual consiste na aplicação de um protocolo online de duas sessões em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) para pensamentos negativos repetitivos (PNR) com a finalidade de avaliar a eficácia global da intervenção. Coordenadora do SIG dos Estudantes. Terapeuta e supervisora clínica em ACT.
Participe da 1º turma de RFT
Capacitar alunos a compreender melhor como os conhecimentos oriundos da RFT podem beneficiar e amplificar o impacto do trabalho terapêutico com orientação comportamental-contextual.
Aproveite o desconto do 1º Lote
03/05/2022
Temos um programa de bolsas parciais disponíveis para as seguintes categorias.
- Pretos, pardos, pessoas com deficiência (PCDs), pessoas com espectro autista (TEA) e indígenas.
- Jovens até 26 anos de idade.
- Baseado em renda familiar per capita (a partir de R$4.000,00/capita ou menos, o que significa um renda total de R$16.000,00 por mês ou menos para uma família de 4 pessoas por exemplo).
Matrícula + parcelamentos em até 24 vezes no boleto ou no cartão (sem usar limite).
Bolsas parciais baseadas em renda e em categorias sociais.
POLÍTICA DE INCLUSÃO
Oferecemos diversas modalidades de bolsa de estudo (jovens até 27 anos, por faixas de renda, portadores de TEA etc.), descontos para associados a organizações parceiras, condições especiais para matrículas em grupo, dentre outras formas para facilitar o acesso aos nossos cursos, como parte da nossa política de inclusão.
Recomendamos que entre em contato e faça uma análise personalizada sem compromisso com a nossa equipe de consultores.
10% de desconto para associados