Especialização em psicoterapia analítica funcional

Pós-graduação em FAP

Especialização voltada a profissionais da área da saúde mental que têm interesse em compreender e desenvolver uma relação terapêutica intensa, curativa e funcional em seus atendimentos, tal como promovida pela Psicoterapia Analítica Funcional (FAP)

Especialize-se em FAP

Formação on-line

Professores de referência nacional e internacional

Objetivo

Fornecer embasamento teórico e prático para o manejo da relação terapêutica na perspectiva da Psicoterapia Analítica Funcional

FAP

A Psicoterapia Analítica Funcional é uma abordagem terapêutica que tem como seu principal mecanismo de mudança o manejo da relação entre terapeuta e cliente. Ao tornar esse relacionamento real na vida do cliente, ainda que terapêutico, as dificuldades interpessoais que o cliente encontra em seu dia a dia tem oportunidade de surgirem na própria interação com o terapeuta. Desse modo, podem ser manejadas em sessão a fim de ampliar o repertório interpessoal do cliente.

Processo interpessoal

A FAP é considerada uma terapia intensa e sensível. Para ser conduzida envolve a junção de:
1) uma conceituação de caso feita de forma profunda e ampla;
2) um bom conhecimento técnico de como manejar a sessão;
3) um preparo apropriado do terapeuta para estar presente e poder estar vulnerável, para ter coragem de convidar o cliente a fazer o que é importante para ele e para ter a amorosidade de acolher os passos importantes desse cliente. É uma abordagem capaz de transformar tanto o terapeuta como o cliente.

Aulas interativas e mini workshops

O curso terá aulas teóricas gravadas, aulas práticas e experienciais ao vivo em interação com o professor, que ocorrerão semanalmente na terça de 20h ás 22h e na quarta de 8h ás 10h, e também em alguns encontros aos sábados. Nos encontros aos sábados serão realizadas atividades extras importantes para cada fase do curso, incluindo mini workshops com professores nacionais e internacionais. Além disso, haverão atividades a parte para treinar habilidades relacionadas a técnica da FAP, e ao preparo pessoal do terapeuta necessário para a condução da abordagem.

Participe da 1ª Turma de Pós-Graduação Lato Sensu em FAP do Brasil

Nosso curso é uma especialização focada exclusivamente em FAP e conta com profissionais renomados, com formação internacional, reconhecidos em toda a comunidade de ciência comportamental contextual.

Estou Interessado

Principais Temas

Conceituação de caso
Identificação de CCRs
Cinco regras do terapeuta
Preparo do terapeuta
FAP em contextos específicos e para a população em geral
Supervisão entre colegas
O que você precisa saber antes de se inscrever

A Especialização em Psicoterapia Analítica Funcional oferecida pelo Ceconte tem o objetivo de preparar terapeutas para a aplicação da FAP, o que significa conhecer a parte teórica, treinar a parte técnica e trabalhar o desenvolvimento pessoal do terapeuta que permite a conexão necessária com o cliente. Isso quer dizer que ao longo do curso serão realizados diversos exercícios práticos, com o objetivo de treinar técnica, além de diversos exercícios experienciais, com o objetivo de desenvolver autoconhecimento, contato com o momento presente, contato e expressão emocional, habilidades de acolhimento, entre outras habilidades importantes do terapeuta FAP. Assim, exercícios são realizados entre colegas, de forma interacional, semanalmente. Nesses momentos, é importante estar realmente presente nas atividades, participando, interagindo com os colegas e mantendo sua câmera aberta o maior tempo possível para facilitar esse contato. Venha fazer parte dessa turma!

Estou Interessado
Início das aulas: 14/09/2021
1º lote

Até 16/08
2º lote

Até 30/08
3º lote

Até 14/09
Vagas Limitadas - aproveite o desconto do 1º lote
Estou Interessado

pós-graduação em FAP

3 Semestres
100% Online
Plataforma própria moderna para disponibilizar e gerenciar todas as atividades do seu curso. Aulas práticas e interativas, via Zoom.
 
462 Horas
De carga horária em 3 semestres.
 
Reconhecido pelo MEC
Pós-Graduação lato sensu EAD registrada no MEC.

BASEADA NA CIÊNCIA COMPORTAMENTAL CONTEXTUAL (CONTEXTUAL BEHAVIORAL SCIENCE)

Uma Pós-Graduação e Formação Profissional em Psicoterapia Analítica Funcional.

Sala de aula

Pós-Graduação ead

Pós-Graduação Lato Sensu registrada no MEC, conferindo o título de Especialista pela Faculdade de Tecnologia de Curitiba (FATEC-PR).

Coordenadora

Alessandra Villas-Bôas

Alessandra Villas-Bôas

Doutora pela Universidade de São Paulo

Graduação em Psicologia (2003), mestrado em Psicologia Experimental (2006) e doutorado em Psicologia Clínica (2015), pela Universidade de São Paulo. Estágio sanduíche na University of Wisconsin-Milwaukee e na University of Washington (Seattle), EUA. Certificação de Treinadora em FAP, concedido pela University of Washington (2015) e Acreditação em Análise do Comportamento pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC - 2016). Atua como terapeuta clínica, supervisora de terapeutas e ministra cursos teóricos, práticos e experienciais sobre Psicoterapia Analítica Funcional (FAP).

Professores Residentes no Brasil
Nossos professores são profissionais de referência internacional
Mônica Valentim

Mônica Valentim

Doutora pela Universidade Estadual Paulista

Graduada em Psicologia (UNESP - Bauru/96), mestre em Psicologia Experimental (USP - 2001) e doutora pela faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP - 2006). Possui 20 anos de experiência no ensino de análise do comportamento e supervisão clínica analítico-comportamental, em cursos de graduação e pós-graduação em diferentes estados do país. Ex-presidente e fundadora da ACBS Brasil e ex-membro consultivo da ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (2018-2019). Peer-Reviewed ACT Trainer (Treinadora ACT revisada por pares e listada pela ACBS).

Elisangela Ferreira

Elisangela Ferreira

Mestre pela USP

Graduada em Psicologia pela Unesp-Bauru (2003) e mestre em Psicobiologia pela USP/Ribeirão Preto (2007). Pesquisadora no Laboratório de Terapia Comportamental (LTC-USP). Atualmente é doutoranda no Instituto de Psicologia da USP/SP e docente na Universidade São Judas. Concentra suas pesquisas em Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), supervisão e ensino da FAP.

Jocelaine Silveira

Jocelaine Silveira

Doutora pela USP

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2003); Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1997); Especialista em Psicoterapia na Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (1995). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Paraná. Pós-doutorado na Universidade de Nevada-Reno (2016-2017). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise comportamental clínica, treino de terapeutas e pesquisa em psicoterapia. Orienta pesquisas sobre clínica analítico-comportamental no programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná.

Joana Figueiredo Vartanian

Joana Figueiredo Vartanian

Mestre pela USP

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-2008), Mestrado (finalizado em 2017) e Doutorado em andamento, ambos em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou Doutorado sanduíche com William Follette, PhD, na University of Nevada (Reno, Estados Unidos). Atua em consultório particular com atendimentos clínicos e supervisões na Psicoterapia Analítica Funcional (FAP). Sua linha de pesquisa envolve os mecanismos de mudança clínica presentes na FAP, bem como a investigação de modelos de ensino utilizados nessa psicoterapia.

Lígia Mosolino de Carvalho

Lígia Mosolino de Carvalho

Mestre pela USP

Mestre em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, formada Psicóloga e Bacharel em Psicologia pela mesma Instituição. Atualmente atua como psicóloga e supervisora clínica comportamental contextual em consultório particular, com ênfase em Psicoterapia Analítica Funcional.

Jonatas Passos

Jonatas Passos

Mestre pela UFGRS

Mestre e doutorando em Psicologia (UFGRS); possui formação em Terapias Comportamentais Contextuais (CEFI/CIPCO), em DBT (Behavioral Tech), e em Terapias Comportamentais e Cognitivas (USP/AMBAN) assim como diversos treinamentos com os desenvolvedores das Terapias Comportamentais Contextuais; Professor e Supervisor em Análise Clínica do Comportamento (foco FAP e ACT). Atuou como líder do Programa Viva com Consciência, Coragem e Amor na UFCSPA e é vice - coordenador do SIG Cultura da ACBS Brasil. Tem como interesse a interface entre a Análise Clínica do Comportamento e os fenômenos culturais.

Marcia Kameyama

Marcia Kameyama

Doutora pela USP

Psicóloga pela Universidade de São Paulo (2007), Mestre em Psicologia Clínica (2012) e Doutora em Psicologia Experimental (2019) pela mesma universidade. É psicóloga e supervisora clínica, com ênfase na Psicoterapia Analítica Funcional (FAP). Ministra Workshops para terapeutas FAP e coordena Encontros ACL (sigla do inglês Consciência, Coragem e Amor) em São Paulo para o público-geral. Tem experiência como clínica e pesquisadora na área de envelhecimento.

Mônica Camoleze

Mônica Camoleze

Mestre pela UFPR

Mônica Camoleze, graduada em psicologia pela Universidade Positivo (2009). Mestre em psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em terapia analítico-comportamental, pelo Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba. Formação em Terapia de Aceitação e Compromisso e Psicoterapia Analítica Funcional, pelo Instituto Continuum. Atua como psicóloga clínica atendendo adultos e casais, e como supervisora clínica.

Natalia Fonseca

Natalia Fonseca

Mestre pela USP

Psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em clínica analítico comportamental pelo Centro Paradigma de Ciências do comportamento e Mestra em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente cursa especialização em sexologia aplicada pelo Instituto Paulista de Sexualidade (Inpasex). É co-ministrante em workshops para formação de terapeutas FAP e atua como psicóloga clínica na The School of Life e em consultório particular com jovens, adultos e casais, e como professora em programas de pós graduação.

Luc Vandenberghe

Luc Vandenberghe

Doutor pela Université de l' État à Liège

Psicólogo clínico com Mestrado em Psicologia Clínica e do Desenvolvimento pela Rijksuniversiteit Gent e Doutorado em Psicologia pela Université de l' État à Liège – ambos na Bélgica. Trabalhou como psicoterapeuta e terapeuta de casal na Alemanha de 1989 até 1994, e depois desta data no Brasil. Fez suas primeiras experiências com a Terapia Comportamental Dialética no fim da década de 1980 e após um curso com John Teasdale em Londres, 1993, começou a trabalhar mais sistematicamente com Mindfulness no processo psicoterapêutico. É Charter Member da ACBS. Desde 1997 leciona e é supervisor clínico na PUC Goiás, abrangendo FAP, ACT, DBT e IBCT. Orienta nos níveis de mestra do e doutorado.

Renato Molina

Renato Molina

Mestre pela UFMT

Psicólogo clínico, especialista em psicologia educacional (UFMT), mestre em educação (UFMT), atuou como professor e supervisor na formação de psicólogos por 14 anos; participou de treinamentos em abordagens contextuais (FAP e ACT) no Brasil e no exterior (USA).

Renata Pinheiro

Renata Pinheiro

Mestre pela UFPA

Psicóloga clínica, com doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo (USP) e doutorado sanduíche pela Universitat Autònoma de Barcelona (ES). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Co-organizadora do livro Debates sobre Feminismo e Análise do omportamento (2019), estuda e escreve sobre gênero e processo psicoterápico.

Daniel Assaz

Daniel Assaz

Doutor pela USP

Psicólogo (USP) e Doutor em Psicologia Clínica (USP). Terapeuta comportamental e supervisor clínico em consultório particular. Colaborador de pesquisa no Laboratório de Terapia Comportamental (LTC - USP), onde desenvolve pesquisas sobre o processo de mudança clínica na ACT e na FAP. Docente em cursos de formação e especialização em terapias comportamentais contextuais. Coordenador do Boletim Contexto.

Giovana Munhoz

Giovana Munhoz

Doutora pela USP

Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1997), mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência pela Universidade Federal do Paraná (2002), doutorado em Psicologia Clínica na Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), onde é orientadora no Mestrado de Psicologia Forense. Atua em clínica particular como analista de comportamento, Psicologia Clínica Forense, Perícia, Assistência Técnica e Assessoria. Seus interesses acadêmicos e científicos residem principalmente nos seguintes temas: comportamento antissocial, práticas parentais educativas, análise do comportamento, clínica forense, transtorno de personalidade antissocial, transtornos de conduta, avaliação forense e psicopatia. É presidente da Associação Brasileira de Ciências do Comportamento (ABPMC).

Paulo Gomes Sousa-Filho

Paulo Gomes Sousa-Filho

Pós-doutor pela Université de Paris - René Descartes

Pós-doutor pela Université de Paris - René Descartes. Professor associado II do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande. Graduação em psicologia com formação clínica em Análise do comportamento, terapia cognitiva/comportamental e Terapias de Terceira geração (ACT, DBT, FAP e EET). Especialização em psicometria e em psicologia do desenvolvimento (UnB). Coordena o CePsiCo - Centro de Psicologia Contextual - Universidade Federal de Rio Grande. Membro da ACBS, ACBSBrasil e ABPMC.

Professores Residentes no Exterior
Alan Pogrebinschi

Alan Pogrebinschi

Mestre pela University of Derby

Originador do Mindfulness Funcional e diretor da Escola de Mindfulness Funcional. Mestre em Psicologia pela University of Derby (Inglaterra) e é formado em Economia e em Matemática, pela Cornell University (Estados Unidos). Trabalhou em Wall Street por muitos anos, e foi diretor e vice-presidente em grandes bancos, como Morgan Stanley, Lehman Brothers, Barclays e UBS.

Glenn Callaghan

Glenn Callaghan

PhD pela University of Nevada

Glenn Callaghan obteve seu PhD pela University of Nevada e é professor de psicologia na San Jose State University. Ele treina, conduz pesquisas e publicações nas áreas de Terapia Comportamental Interpessoal, avaliação ideográfica funcional, fatores de relacionamento interpessoal em psicoterapia e Psicoterapia Analítica Funcional. Ele conduz terapia a partir de uma perspectiva contextual funcional e da análise do comportamento clínica, focando em problemas interpessoais, enquanto utiliza estratégias baseadas em mindfulness consistentes com a Terapia de Aceitação e Compromisso.

Jonathan W. Kanter

Jonathan W. Kanter

Doutor pela Universidade de Washington

Dr. Kanter concluiu seu doutorado em psicologia clínica pela Universidade de Washington em 2002. Pouco depois, ele se tornou um membro do corpo docente da Universidade de Wisconsin - Milwaukee. Em 2013, Dr. Kanter foi para a Universidade de Washington para dirigir o Center for the Science of Social Connection (CSSC). Dr. Kanter é regularmente convidado a dar palestras e workshops em âmbito nacional e internacional sobre tópicos de interesse do CSSC, incluindo workshops anti-racismo que buscam ajudar brancos a se desenvolver e superar o racismo, workshops sobre como melhorar a conexão social, workshops para terapeutas em como melhorar as relações de psicoterapia e ajudar os clientes com problemas relacionais e tratamentos comportamentais para a depressão. Cientificamente, Dr. Kanter aborda projetos com um modelo de ciência comportamental contextual que integra disciplinas, incluindo ciência da evolução, neurociência, antropologia e psicologia, dentro de uma base de ciência comportamental. Ele mora em Seattle, Washington, com sua esposa Gwynne Kohl, que também é psicóloga clínica, e sua filha Zoe.

Joanne Steinwachs

Joanne Steinwachs

Assistente social clínica licenciada de Denver, Colorado, EUA. Ela trabalhou com pessoas com histórias de trauma durante toda a sua carreira e está trabalhando com casais de alto conflito, pessoas com transtorno dissociativo de identidade, trauma complexo, depressão resistente ao tratamento e transtorno bipolar. Além de uma prática clínica e de supervisão em tempo integral, ao longo dos anos ela forneceu treinamento para centros de tratamento de pacientes internados focados em transtornos alimentares graves e com risco de vida, para a Administração de Veteranos para veteranos desabrigados, para assistentes sociais em Serra Leoa durante o surto de Ebola e para centros de saúde mental comunitária. Ela foi mentora de várias pessoas na comunidade ACT para se tornarem Peer Reviewed ACT trainers(instrutores ACT revisados por pares). Joanne foi a primeira assistente social a se tornar Peer Reviewed ACT trainer e é reconhecida como Treinadora Certificada de Psicoterapia Analítica Funcional (FAP). Ela fornece supervisão e treinamento em ACT e FAP nacional e internacionalmente. Joanne tem se dedicado a ensinar, consultar e supervisionar terapeutas em seu trabalho com clientes complexos em situações difíceis.

Matthew D. Skinta

Matthew D. Skinta

Ph.D. pela Roosevelt University.

Matthew D. Skinta Ph.D. é professor assistente na Roosevelt University e psicólogo clínico da saúde certificado pelo Conselho Americano de Psicologia Profissional (ABPP) . É Peer-Reviewed ACT Trainer (instrutor ACT revisado por pares) e instrutor FAP certificado. Tem oferecido consultoria e workshops em todo o mundo. A pesquisa do Dr. Skinta explora os efeitos do preconceito anti-LGBTQ + na saúde e no bem-estar de pessoas de minorias sexuais e de gênero, particularmente seu impacto em viver uma vida vulnerável e autêntica.

F.A.Q.

Como é a política de Bolsas Parciais de Estudos?
Temos um número limitado de bolsas parciais, que podem ser pleiteadas através de um processo seletivo. As categorias são: baixa renda, pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência (PCDs) e jovens até 26 anos. As bolsas não são cumulativas.
Quais os critérios para a bolsa parcial por baixa renda?
Podem concorrer a uma bolsa parcial por baixa renda pessoas com renda familiar per capita menor que R$4.000,00 (a renda per capita é a soma da renda de todos que moram com você, dividida pelo número de moradores. Ou seja, uma família de 4 pessoas com renda total de 16.000,00 tem um renda per capita de 4.000,00). Temos valores de bolsa parciais diferentes dependendo do nível de renda.
Além das bolsas parciais por baixa renda, que outras bolsas parciais vocês oferecem?
Também oferecemos bolsas parciais para pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência (PCDs) e jovens até 26 anos.
Quem pode fazer a Especialização? Quais os pré-requisitos?
Por ser uma pós-graduação, é necessário ter curso superior completo, porém o curso é voltado para profissionais da psicologia e psiquiatria. Graduandos podem participar do curso como matéria de extensão.
Como faço para me inscrever?
Clique num dos botões "Estou Interessado" desta página para enviar seus dados em um formulário. Vamos entrar em contato com você, o quanto antes, para conversarmos.
entre em contato

Seja um especialista em FAP

Estou Interessado

Condições especiais

Programa de Bolsas Parciais

Temos um programa de bolsas parciais disponíveis para as seguintes categorias.

Apoio:

10% de desconto para associados