2ª jornada do ceconte

Inscrições Gratuitas

A jornada é um evento que reunirá vários professores referência no Brasil, que trabalham na área de ACT, FAP e RFT.
Você terá a oportunidade de interagir com eles durante essa jornada!

Haverá emissão de certificado (gratuitamente)
Critério: Participação em 60% das apresentações (e estar presente pelo menos 60% do tempo em cada)

Cronograma

Sábado
02/07 09:00 - 18:00
Domingo
03/07 09:00 - 12:00
2
Jul
Saturday
9:00
h
Palestra de abertura: Existe futuro nas Terapias Contextuais no Brasil?
2
Jul
Saturday
9:30
h
Turbinando ACT com FAP
2
Jul
Saturday
11:00
h
Supervisão em Terapias Contextuais
2
Jul
Saturday
14:00
h
Palestra: Criança não brinca com Hexaflex: O modelo DNA-V
2
Jul
Saturday
15:00
h
Simpósio: FAP Tem evidências científicas?
2
Jul
Saturday
16:15
h
Palestra: O que é esse tal de Mindfulness Funcional
3
Jul
Sunday
9:00
h
É preciso saber RFT pra ser terapeuta ACT?
3
Jul
Sunday
10:30
h
Psicoterapia Baseada em Processos
3
Jul
Sunday
11:45
h
Encerramento da II Jornada do Ceconte
inscrever-se
Professores Renomados
Fernanda Calixto

Fernanda Calixto

Pós-doutora pela Universidade Federal de São Carlos e pelo Centro Paradigma de Ciências do Comportamento

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2009), Mestrado em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (2012) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Realizou pesquisa interinstitucional com bolsa (FAPESP) de fomento na qualidade de pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos e pelo Centro Paradigma de Ciências do Comportamento. Atua como psicóloga clínica, trabalhando sob o enfoque da Análise do Comportamento e das terapias contextuais em consultório particular e como orientadora e docente no mestrado profissional e na qualificação avançada em terapia analítico-comportamental no Centro Paradigma de Ciências do comportamento. Em 2019, fez parte da comissão organizacional da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Saúde Mental e Intervenções Baseadas em Evidências com financiamento FAPESP. Seus interesses científicos residem principalmente nos seguintes temas: compulsão, abuso de substâncias e dependências digitais. De 2020, até o presente momento, atua como coordenadora da comissão científica do encontro anual da ABPMC.

Alessandra Villas-Bôas

Alessandra Villas-Bôas

Doutora pela Universidade de São Paulo

Graduação em Psicologia (2003), mestrado em Psicologia Experimental (2006) e doutorado em Psicologia Clínica (2015), pela Universidade de São Paulo. Estágio sanduíche na University of Wisconsin-Milwaukee e na University of Washington (Seattle), EUA. Certificação de Treinadora em FAP, concedido pela University of Washington (2015) e Acreditação em Análise do Comportamento pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC - 2016). Atua como terapeuta clínica, supervisora de terapeutas e ministra cursos teóricos, práticos e experienciais sobre Psicoterapia Analítica Funcional (FAP).

Roberta Kovac

Roberta Kovac

Doutora pela Universidade de São Paulo

Doutora pela Universidade de São Paulo. Graduada em Psicologia e mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP. É coordenadora acadêmica do Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, onde também é docente permanente do Programa de Mestrado em Análise do Comportamento Aplicada.

Mônica Valentim

Mônica Valentim

Doutora pela Universidade Estadual Paulista

Graduada em Psicologia (UNESP - Bauru/96), mestre em Psicologia Experimental (USP - 2001) e doutora pela faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP - 2006). Possui 20 anos de experiência no ensino de análise do comportamento e supervisão clínica analítico-comportamental, em cursos de graduação e pós-graduação em diferentes estados do país. Ex-presidente e fundadora da ACBS Brasil e ex-membro consultivo da ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (2018-2019). Peer-Reviewed ACT Trainer (Treinadora ACT revisada por pares e listada pela ACBS).

Carla Loureiro

Carla Loureiro

Doutoranda do Programa de pós-graduação de Saúde mental da UFRJ

Psicologa clínica formada pela UFRJ. Mestrado em Cognição Social na Universidade de Lisboa. Doutoranda do Programa de pós-graduação de Saúde mental da UFRJ. Formação em terapias contextuais (ACT, FAP, DBT e Mindfulness) pelo CEFI e especialização em ACT pelo Bem-humano. Participou de treinamentos e workshops em ACT em Tampa – Flórida e Rio de Janeiro com Steven Hayes, Kelly Wilson, Robin Walser, DJ Moran e Fabian Oláz. Treinamento em terapia focada na compaixão com Dennis Tirsch. Curso de aperfeiçoamento em DBT com Victor Fabris e Adrian Fantini.

William Perez

William Perez

Doutor pela Universidade de São Paulo

Formado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre e Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP), com período de estágio sanduíche na University of North Texas (CAPES/Fulbright). Atualmente, é professor e pesquisador do Paradigma - Centro de Ciências do Comportamento (São Paulo). Tem experiência em Análise Experimental do Comportamento e Análise Aplicada do Comportamento (Terapia Comportamental), atuando principalmente nos seguintes temas: equivalência de estímulos, transferência de função e teoria das molduras relacionais (Relational Frame Theory, RFT). É editor-chefe do periódico Perspectivas em Análise do Comportamento e tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais de psicologia e análise do comportamento. É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE).

Elisangela Ferreira

Elisangela Ferreira

Mestre pela USP

Graduada em Psicologia pela Unesp-Bauru (2003) e mestre em Psicobiologia pela USP/Ribeirão Preto (2007). Pesquisadora no Laboratório de Terapia Comportamental (LTC-USP). Atualmente é doutoranda no Instituto de Psicologia da USP/SP e docente na Universidade São Judas. Concentra suas pesquisas em Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), supervisão e ensino da FAP.

Cainã Gomes

Cainã Gomes

Mestre pela PUC-SP

Graduação em Psicologia - PUC-SP. Especialista em Clínica Analítico Comportamental – Paradigma. Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento – PUC-SP com período sanduíche na Ghent University sob orientação do Prof. Dermot Barnes-Holmes. Doutorando em Psicologia Clínica - USP. Professor, supervisor e orientador no Paradigma - Centro de Ciência e Tecnologia do Comportamento. Psicólogo clínico e professor no Instituto de Psicologia Baseada em Evidências (InPBE).

Joana Figueiredo Vartanian

Joana Figueiredo Vartanian

Mestre pela USP

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-2008), Mestrado (finalizado em 2017) e Doutorado em andamento, ambos em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou Doutorado sanduíche com William Follette, PhD, na University of Nevada (Reno, Estados Unidos). Atua em consultório particular com atendimentos clínicos e supervisões na Psicoterapia Analítica Funcional (FAP). Sua linha de pesquisa envolve os mecanismos de mudança clínica presentes na FAP, bem como a investigação de modelos de ensino utilizados nessa psicoterapia.

Jonatas Passos

Jonatas Passos

Mestre pela UFGRS

Mestre e doutorando em Psicologia (UFGRS); possui formação em Terapias Comportamentais Contextuais (CEFI/CIPCO), em DBT (Behavioral Tech), e em Terapias Comportamentais e Cognitivas (USP/AMBAN) assim como diversos treinamentos com os desenvolvedores das Terapias Comportamentais Contextuais; Professor e Supervisor em Análise Clínica do Comportamento (foco FAP e ACT). Atuou como líder do Programa Viva com Consciência, Coragem e Amor na UFCSPA e é vice - coordenador do SIG Cultura da ACBS Brasil. Tem como interesse a interface entre a Análise Clínica do Comportamento e os fenômenos culturais.

Luc Vandenberghe

Luc Vandenberghe

Doutor pela Université de l' État à Liège

Psicólogo clínico com Mestrado em Psicologia Clínica e do Desenvolvimento pela Rijksuniversiteit Gent e Doutorado em Psicologia pela Université de l' État à Liège – ambos na Bélgica. Trabalhou como psicoterapeuta e terapeuta de casal na Alemanha de 1989 até 1994, e depois desta data no Brasil. Fez suas primeiras experiências com a Terapia Comportamental Dialética no fim da década de 1980 e após um curso com John Teasdale em Londres, 1993, começou a trabalhar mais sistematicamente com Mindfulness no processo psicoterapêutico. É Charter Member da ACBS. Desde 1997 leciona e é supervisor clínico na PUC Goiás, abrangendo FAP, ACT, DBT e IBCT. Orienta nos níveis de mestra do e doutorado.

Raul Vaz Manzione

Raul Vaz Manzione

Peer-Reviewed ACT Trainer pela ACBS e Mestre em Análise do Comportamento Aplicada (Centro Paradigma)

Psicólogo (Mackenzie), Especialista em Clínica Analítico-Comportamental (Centro Paradigma) e Mestre em Análise do Comportamento Aplicada (Centro Paradigma). É Peer-Reviewed ACT Trainer pela ACBS. Ministra treinamentos e aulas didáticas nas temáticas de ACT e sua relação com RFT no Brasil e internacionalmente. É psicólogo clínico trabalhando com ACT e possui treinamentos em FAP, CFT, RFT Clínica e PBBT.

Aline Simões

Aline Simões

mestre em Psicologia Social pela UFBA e especialista em Terapias Contextuais pelo MICPSY (Madri/Espanha)

Graduada em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa, mestre em Psicologia Social pela UFBA e especialista em Terapias Contextuais pelo MICPSY (Madri/Espanha). Professora de matérias de extensão em Terapia de Aceitação e Compromisso e Teoria das Molduras Relacionais. Membro do grupo de pesquisa em Análise do Comportamento, Subjetividade e Cultura (ACSC - UFBA). Atua como psicóloga e supervisora clínica, atendendo adolescentes e adultos.

Daniel Assaz

Daniel Assaz

Doutor pela USP

Psicólogo (USP) e Doutor em Psicologia Clínica (USP). Terapeuta comportamental e supervisor clínico em consultório particular. Colaborador de pesquisa no Laboratório de Terapia Comportamental (LTC - USP), onde desenvolve pesquisas sobre o processo de mudança clínica na ACT e na FAP. Docente em cursos de formação e especialização em terapias comportamentais contextuais. Coordenador do Boletim Contexto.

Desirée Cassado

Desirée Cassado

Mestre pela Universidade de São Paulo

Psicóloga formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Especialista em Terapia Comportamental pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Formou-se Master em Terapias Contextuales pelo Instituto ACT de Madrid na Espanha. Dedica-se principalmente a desenvolver e aplicar estratégias para promoção e prevenção em saúde mental e desenvolvimento de habilidades emocionais em grupos de crianças, adolescentes e adultos. Atende em consultório particular e ministra cursos e aulas para programas de pós-graduação no Brasil.

Paulo Gomes Sousa-Filho

Paulo Gomes Sousa-Filho

Pós-doutor pela Université de Paris - René Descartes

Pós-doutor pela Université de Paris - René Descartes. Professor associado II do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande. Graduação em psicologia com formação clínica em Análise do comportamento, terapia cognitiva/comportamental e Terapias de Terceira geração (ACT, DBT, FAP e EET). Especialização em psicometria e em psicologia do desenvolvimento (UnB). Coordena o CePsiCo - Centro de Psicologia Contextual - Universidade Federal de Rio Grande. Membro da ACBS, ACBSBrasil e ABPMC.

Thais C. Martins

Thais C. Martins

Mestre pela PUC-SP

Psicóloga, especialista em Clínica Analítico-Comportamental pelo Paradigma Núcleo de Análise do Comportamento; Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP; Instrutora do Programa de Qualidade de Vida Baseado em Mindfulness pelo CPM Centro de Promoção de Mindfulness. Ministrou cursos e palestras com temas relacionados ao Behaviorismo Radical, Terapia Comportamental, Terapia de Aceitação e Compromisso e Mindfulness. Foi docente e supervisora de estágios em clínica do curso de psicologia da Universidade Anhembi Morumbi de 2014 a 2019. Atua como psicóloga clínica desde 2006, realizando atendimento a crianças, adolescentes e adultos com diferentes queixas clínicas.

Alan Pogrebinschi

Alan Pogrebinschi

Mestre pela University of Derby

Mestre em Psicologia pela University of Derby (Inglaterra) e formado em Economia e em Matemática, pela Cornell University (EUA). Trabalhou em Wall Street por muitos anos, e foi diretor e vice-presidente em grandes bancos de investimento. Com 16 anos, Alan passou alguns meses estudando na India, onde iniciou sua prática de meditação. Aos 22, fundou uma das primeiras startups de Internet da América Latina, e uma ONG que empoderou centenas de outras ONGs no então novo mundo da Internet. Aos 39 ele deixou o mercado financeiro e passou a se dedicar a estudar e difundir uma visão comportamental-contextual de mindfulness. Nessa jornada ele já iniciou milhares de pessoas e formou centenas de profissionais em Mindfulness Funcional. É diretor da Escola de Mindfulness Funcional, diretor-fundador do CECONTE e presidente-eleito do capítulo Brasileiro da Association for Contextual Behavioral Science (ACBS, Brazilian Chapter).

Haverá emissão de certificado (gratuitamente)
Critério: Participação em 60% das apresentações (e estar presente pelo menos 60% do tempo em cada)
inscreva-se

Inscrições a partir de 08/06

inscrever-se